Publicado em: 27/09/2021
Fábrica-Escola de sabão retoma atividades
Nova equipe de estudantes passou uma tarde de imersão pelos processos e rotinas de funcionamento da fábrica

 

Na última terça-feira (21), após um longo período de pausa devido à pandemia da covid-19, a Fábrica-Escola de sabão do Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília voltou a operar a todo vapor. Após passar por processo de seleção, a nova equipe de estudantes foi recebida com um mimo de boas vindas e passou uma tarde de imersão pelos processos e rotinas de funcionamento da fábrica.

A atividade, comandada pelos professores Vitor de Carvalho (Química), Ronan Figueiredo (Ciências) e pelo Auxiliar de Laboratório, Igor Custódio, envolveu os alunos em todo o processo de transformação do óleo de cozinha usado em sabão da teoria à prática.

A proposta do projeto é proporcionar aos educandos um conhecimento técnico-científico sobre os aspectos que envolvem uma linha de produção. Além disso, oferecer a eles a chance de dar uma devolutiva ambiental à comunidade onde vivem. Ademais, o óleo utilizado na Fábrica-Escola é proveniente da doação da comunidade escolar.

Assim, além de botarem a mão na massa, os estudantes que integram a equipe da fábrica desempenham um papel importante junto à comunidade, atuando como disseminadores da conscientização de como é importante aplicar a correta destinação de resíduos, uma vez que o despejo do óleo usado de cozinha na rede de esgoto causa o entupimento da rede, bem como o mau funcionamento das estações de tratamento de água e esgoto, além de ser altamente prejudicial ao meio ambiente.

Sobre o Projeto

A Fábrica-Escola faz parte do projeto pedagógico da Rede Sagrado – CSCM que foca em pensar a educação a partir de uma perspectiva multidisciplinar, capaz de abranger as diversidades do conhecimento. A Fábrica-Escola de Sabão é um bom exemplo de como Química, Matemática e Biologia, somadas a noções de empreendedorismo e ao tema iluminador do JPIC – Justiça Paz e Integridade da Criação – “Eu vim para servir”, podem resultar em um projeto sustentável incrível de transformação do óleo usado de cozinha em sabão.

As atividades da Fábrica-Escola consistem em produção dos saneantes (sabão líquido e detergente); controle da qualidade dos produtos (análise de pH e questionário de eficiência); campanha de arrecadação de óleo (conscientização da comunidade verbalmente e por meio de mídias sociais); controle de estoque (quantidade de reagentes utilizados, quantidade de produtos produzidos, análise de demanda e custo do projeto);

pesquisa de satisfação (feita na escola, com tabulação dos dados); participação em eventos e, por fim, produção de um artigo final.

Dessa maneira, as horas cumpridas pelos estudantes são computadas para a produção dos certificados; já os encontros ocorrem às terças-feiras, das 15h40 às 18h30, quinzenalmente. Ademais, para a permanência no projeto, os alunos devem cumprir, no mínimo, 3 horas por mês.

 

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.