Publicado em: 27/02/2025
Festival de açaí, cupuaçu e Brownie é um sucesso

Estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais participam do Festival de Açaí, Cupuaçu e Brownie, pagando com Sagradin, a moeda do Sagrado. O grande diferencial do evento foi o uso dos recursos pelos estudantes: o dinheiro economizado durante três semanas para a aula de empreendedorismo.
A atividade surgiu a partir das reflexões promovidas na Aula de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Maxsuel Ribeiro, em que foi apresentada a história de Kátia Maria Moraes e Eduardo Oliveira Lima, empreendedores que, diante das adversidades da vida, encontraram no trabalho e na inovação um caminho para o crescimento.
A partir de um simples espaço na garagem de casa, o casal construiu um negócio sólido, fundamentado na resiliência, na criatividade e na busca por oportunidades. "Atividades como essa incentivam o estudante a desenvolver uma consciência financeira responsável, compreendendo a importância de economizar, evitar gastos supérfluos e criar um fundo de reserva", destacou o professor Max.
A iniciativa não se restringiu aos limites físicos da escola. Delise Dutra Barbosa, mãe e jornalista, percebeu o potencial da ação e, a trabalho, compareceu ao evento com o objetivo de tornar pública a atividade. "Eu e uma outra mãe, também jornalista, vimos o comunicado da escola e, ao conversar com a equipe, entendemos o potencial do conteúdo para o SEBRAE Nacional. Sabemos a importância de atividades como esta para a formação das crianças e do foco do SEBRAE em empreendedores como a Kátia e o Eduardo", contou a jornalista da FSB Comunicação, prestadora de serviços do SEBRAE.
Kátia e Eduardo são casados e começaram a empreender em julho de 2024, na garagem de casa, pois, devido à condição de saúde de alguns membros da família, não podiam trabalhar fora. Após analisar o mercado, verificar as possibilidades e realizar alguns cursos na área, a família vem obtendo sucesso: “Ao perceber a necessidade de atuar em casa, vimos no ramo de vendas on-line de alimentos uma oportunidade. Após vários cursos e entender como funcionava a plataforma e o mercado, tivemos mais segurança em abrir as empresas que temos hoje”, contou Eduardo.
Atualmente, a família possui 2 empresas abertas em aplicativos de entrega, conta com consultoria da equipe do SEBRAE para a construção de suas marcas e conseguem gerar renda para a família, mantendo o vínculo e o cuidado com os entes queridos em casa.
O empreendedorismo é trabalhado no Sagrado nas turmas de 1º ao 9º ano, e eventos como este enriquecem o fazer pedagógico, estimulando a responsabilidade, a autonomia financeira, o protagonismo estudantil e a valorização do trabalho do próximo.
Confira na íntegra o conteúdo do SEBRAE: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7303797681934548993/
Por Fabiana Santana