Publicado em: 16/12/2022
Gazeta Digital - Pressão estética na adolescência
As redes sociais e os padrões de beleza. Por: Rafa Santana e João Gabriel Lopes.

 

Por: Rafa Santana e João Gabriel Lopes.

Uma pesquisa feita pelo Projeto Dove pela Autoestima mostra que 84% das jovens brasileiras com 13 anos já usaram algum tipo de recurso tecnológico para mudar sua imagem em suas fotos. A hipersexualização do corpo feminino de famosas causa, muitas vezes, uma sensação de desejo de um corpo “perfeito” entre jovens meninas, fazendo com que elas sintam a necessidade de alterar sua imagem na internet para tentar seguir um padrão. Frequentemente, as adolescentes não sentem a aprovação dos pais ou responsáveis e acabam buscando isso de outras maneiras, sendo, então, por meio de redes sociais. A maioria posta fotos com um teor mais sexual para ter a validação das outras pessoas, já que essa necessidade de aprovação surge dentro da própria casa.

A adolescência é uma das fases mais importantes e conturbadas na vida do ser humano, é nela que a busca pela sua própria identidade começa a se intensificar. Nesse momento da vida, os adolescentes se encontram em situação de extrema cobrança em relação a encontrar seu lugar no mundo, sendo influenciados por aqueles que estão à sua volta e por aquilo que veem nas redes sociais. Assim, quando estão assistindo a um filme, a uma série ou vendo alguma publicação, seja do Instagram ou do Twitter — redes sociais mais procuradas por essa geração —, e se deparam com aquela idealização de corpo impecável, é evidente que serão instigados a replicar aquilo.

Além disso, fala-se sobre a falta de representatividade de corpos reais nesses meios de comunicação; há alguns anos, só se viam pessoas com um determinado “estilo”. Atualmente, isso vem mudando e incluindo pessoas de diversos jeitos e com corpos “reais”, por assim dizer. Ademais, não se pode esquecer as consequências dessa busca incessante por um corpo ideal, tais como problemas psicológicos e até mesmo distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia.

Sendo assim, todo esse problema em torno da pressão estética na adolescência não passa de algo já estruturado na sociedade. E, como todo problema estrutural, não será totalmente resolvido de uma hora para outra, talvez, em um futuro nem tão distante, os adolescentes tenham a consciência de que não existe essa de corpo impecável. Entretanto, cabe também aos meios de comunicação apresentarem corpos verdadeiros em seus programas, propagandas, realitys, etc. 

 

 

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.