Publicado em: 20/03/2021
Oficina de Autorregulação da Aprendizagem auxilia estudantes a organizarem sua rotina de estudos
As atividades trabalharam a importância de hábitos e rotinas de estudo.
Para que o estudante aprenda de maneira autônoma, é necessário saber não só o que, mas também como estudar. A fim de proporcionar esse aprendizado, o Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília realizou, na semana de 15 a 19 de março, a primeira Oficina de Autorregulação da Aprendizagem de 2021.
Voltada para os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental, a oficina trabalhou a temática “Aprender a aprender”. O objetivo principal da semana de atividades foi conscientizar os estudantes da importância da organização de suas rotinas usando estratégias adequadas e criatividade, responsabilidade e concentração.
Ministradas pela professora de Empreendedorismo, Rosa Leite, as atividades trabalharam com os participantes a importância da criação de hábitos e rotinas de estudo, bem como a necessidade de incorporar estratégias de estudo à tecnologia. Isto, especialmente, neste momento de pandemia, em que as ferramentas eletrônicas e virtuais se fazem muito presentes no dia a dia dos educandos.
Em uma das atividades, por exemplo, os alunos foram incentivados a utilizar seus telefones celulares como objeto auxiliar da aprendizagem. De acordo com a coordenadora educacional do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Lívia Melo, o que chamou a atenção dos estudantes foi descobrir a “curva do esquecimento”, criada pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus. Ela aponta que, quanto mais o tempo passa, mais esquecemos o que foi visto ou lido por nós, reforçando o conceito de que o estudante precisa assumir o papel de protagonista dos seus estudos.