Publicado em: 02/03/2021
Oficina reúne ex-beneficiados do Projeto Vida
A iniciativa visou atender à demanda dos adolescentes que haviam solicitado, no ano de 2020, a realização da oficina, visando à orientação para as escolhas futuras e o preparo para o primeiro emprego.
Em parceria com o Serviço de Orientação Religiosa (SOR), do Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília, o Projeto Vida Pe. Gailhac de São Sebastião realizou, no dia 23 de fevereiro, uma ação para um público diferente: um grupo de ex-beneficiados. A oficina de Projeto de Vida foi realizada na instituição, com a participação de nove adolescentes. Foi um momento de reflexão sobre a importância de ampliar a visão para além do que está à frente.
Encontro de ex-beneficiários PVPGO encontro foi preparado pelo coordenador do SOR, Hudson Rodrigues, em parceria com a educadora social do Projeto Vida, Vânia Fonseca. A iniciativa visou atender à demanda dos adolescentes que haviam solicitado, no ano de 2020, a realização da oficina, visando à orientação para as escolhas futuras e o preparo para o primeiro emprego.
Para acolher os(as) participantes, o ambiente foi organizado seguindo todos os protocolos de prevenção da Covid-19. Também foi preparado pela coordenadora, Lidiane Jácome, um cartão personalizado com uma mensagem positiva e um chocolate. Os adolescentes ganharam, ainda, uma agenda e uma caneta para fazerem anotações e, ao final do encontro, receberam um kit de lanche.
A atividade foi iniciada com a dinâmica do barbante, em que os(as) adolescentes falaram sobre as suas perspectivas para o futuro próximo. Em seguida, foi proposta uma reflexão sobre a importância do legado do Projeto Vida para as suas formações. Na temática abordada sobre as metas e os sonhos, alguns participantes demonstraram o desejo de futuramente também fazerem trabalhos sociais.
Posteriormente, foi realizada a leitura do livro “Zoom”, e os(as) participantes se surpreenderam ao perceber que aquilo que enxergavam, em um primeiro momento, não era de fato o que imaginavam. A partir dessa dinâmica, foi possível refletir sobre a leitura que fazemos a partir da nossa história de vida, da importância do respeito às diferentes visões e da relevância de ampliar a visão sobre a realidade.
Ao final do encontro, os(as) adolescentes demonstraram gratidão pelo momento e o resumiram com as seguintes palavras: gratidão, conhecimento, surpresa, diversidade, encontro prazeroso, união, ajuda ao próximo e corrente do bem. Os(as) participantes solicitaram, também, a continuidade dos encontros para debater outras temáticas. A sugestão foi aceita e ficou combinada a realização da oficina uma vez por mês.
Para a adolescente Débora de Oliveira, de 15 anos, o encontro foi uma oportunidade de rever os colegas e, também, de experienciar muita aprendizagem: “Achei muito legal perceber que cada um tem um foco, um objetivo, uma forma de ver algo e isso é muito legal, porque enriquece a nossa aprendizagem”.
Texto com informações da educadora social, Vânia Fonseca, e da coordenadora de Projeto Social, Lidiane Jácome.