Publicado em: 13/12/2021
Projeto Vida celebra o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente em 20 de novembro, foi bastante comemorado no Projeto Vida Pe. Gailhac de São Sebastião. Várias atividades sociopedagógicas foram desenvolvidas na unidade, com o objetivo de promover uma valorização da luta da população negra e de proporcionar aos beneficiários mais conhecimentos acerca da cultura afro-brasileira e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira, além de incentivar a autoaceitação.

Foram feitos debates em encontros virtuais, entrega de textos, caça-palavras, envio de fotos e áudios com a biografia de pessoas negras consideradas referências positivas pela sua trajetória. Além disso, foram feitas construção de cabelos criativos, contação de história e participação na live Protagonismo Preto, apresentada pelo Projeto Vida Irmã Maria de Aquino de Ubá, Minas Gerais.

 A atividade de caça-palavras abordou a história de luta do movimento negro no Brasil. A autoaceitação foi incentivada por meio de uma atividade de criação de cabelo para os super-herois negros Miles Moraes (Homem Aranha) e a princesa Shuri (Irmã do Pantera Negra). Ademais, os beneficiados exploraram a criatividade para representar a diversidade.

Nos encontros virtuais foram realizados debates sobre o tema e a contação de história do livro "Afra e os Três Lobos-Guarás”, dos autores Cristina Agostinho e Ronaldo Simões. O livro foi um presente dado por Rita de Cássia Alves, Analista Pedagógica da Equipe Sociedade Civil Casas de Educação/Rede de Ação Junto aos Excluídos - SCCC/REAJE, que age na missão das Religiosas do Sagrado Coração de Maria junto aos excluídos.

Ademais, a discussão foi complementada com a live apresentada pelo projeto Vida Irmã Maria de Aquino, que promoveu várias apresentações culturais, como música, dança e poemas. Foi um momento de aprendizagem sobre a riqueza e contribuições da cultura negra para a constituição do que hoje somos enquanto nação, seja do ponto de vista histórico, cultural e religioso. Para os beneficiados da nossa unidade, o momento trouxe também um saudosismo das atividades presenciais e despertou ainda mais motivação para a realização dos trabalhos.

 

Acreditamos que valorizar a diversidade é colaborar para que as crianças e adolescentes não coloquem barreiras para seus futuros. Assim, sigamos juntos em defesa da igualdade de direitos para todos.

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.