Publicado em: 04/07/2023
Projeto Vida participa de conferência livre na comunidade
Atividade fortalece a participação social e o protagonismo de crianças e adolescentes da instituição

No dia 17 de junho, o Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião participou da Pré-conferência Livre de Assistência Social para Crianças e Adolescentes no espaço do Projeto Vila da Cidadania, no Morro da Cruz. Na semana seguinte, no dia 24 de junho, participou também da 1ª Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião, realizada no Instituto Federal de Brasília – Campus São Sebastião. 

Os encontros foram organizados com o propósito de discutir as demandas locais em relação aos serviços de assistência social ofertados pelos equipamentos públicos de referência no território – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). 

Participaram desses momentos uma criança e dois adolescentes da unidade socioassistencial, acompanhados pela educadora social Vânia Rodrigues e pela coordenadora da instituição, Sebastiana Ramos. A participação das crianças e dos adolescentes foi precedida de um trabalho preparatório realizado durante as oficinas dos Grupos de Convivência, quando foram desenvolvidas rodas de conversa, debates, construção de cartazes e apresentações sobre os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) presentes na comunidade. 

Para além dos trabalhos realizados com os beneficiados, foi elaborado também um questionário anterior à 1ª Conferência, enviado às famílias para obter informações de avaliação e sugestões de melhorias dos serviços prestados pelo CRAS e CREAS. Como forma de mobilizar as famílias e a comunidade, a equipe do PVPG gravou um vídeo institucional convidando a todos para participarem da conferência no dia 24.

Durante a participação os beneficiados falaram sobre a importância dos serviços prestados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e também sugeriram propostas para melhoria da política como, por exemplo, a criação de um cartão coletivo para que as crianças e adolescente tenham acesso gratuito ao transporte coletivo visando assim a garantia do acesso ao SCFV. 

Para os beneficiados do Projeto Vida, a participação foi importante para entender sobre a assistência social como política de garantia de direitos que, embora muito demandada, os usuários têm poucas informações sobre como acessá-la e onde reclamar de forma a ter suas opiniões consideradas/respeitadas. Para a unidade socioassistencial, incentivar a presença e a participação nos espaços de debate e construção coletiva significa contribuir para a formação de cidadãos e cidadãs mais críticos e conscientes do seu papel na sociedade.               



Créditos: Vânia Rodrigues, Educadora Social.

 

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.