Publicado em: 17/02/2022
Projeto Vida Pe. Gailhac lança tema anual para 2022 com foco na valorização da cidadania

“Motivar a cidadania para a emancipação social e a superação das vulnerabilidades”. Eis o tema que será trabalhado em 2022 pela equipe do Projeto Vida Padre Gailhac - São Sebastião junto às crianças e adolescentes assistidos pelo projeto. 

A temática escolhida tem o objetivo de reafirmar os direitos humanos e civis preconizados na Carta Magna e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O tema reflete sobre as ferramentas que possibilitam o acesso, a promoção e defesa do conjunto de direitos para a transformação social dos(as) beneficiários(as), tomando a realidade do território de São Sebastião, onde cada um(a) vive e estabelece relações e contatos no seu cotidiano. 

A escolha deu-se a partir de reflexões e avaliações conduzidas pela equipe do PVPG-SS sobre os objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolvidos na instituição. Também levou em consideração o texto-base da Campanha da Fraternidade de 2022, além do desejo de aprofundar e qualificar o conhecimento do contexto social da comunidade de São Sebastião-DF, a fim de contribuir para a transformação de realidades.

Os beneficiários e suas famílias foram apresentados ao tema em um vídeo explicativo gravado pela educadora Vânia Fonseca, além de reflexões em encontros virtuais. Através de atividades sociopedagógicas, com texto e caça-palavras, a proposta da atividade também foi escolher um nome e logomarca para os grupos de whatsapp institucional, com base na temática anual.

Os nomes sugeridos pelas crianças e adolescentes foram colocados nos grupos para escolha coletiva, chegando aos seguintes nomes: grupo de 7 a 8 anos - Aprendendo a Construir; 10 a 11 anos - Dignidade; 12 anos - Respeito; e 13 a 15 anos - Fraternidade.

Trilhar os caminhos da cidadania é um percurso longo e repleto de desafios e aprendizados que fazemos a vida inteira, um caminho para o reconhecimento de direitos. Assim, motivar a cidadania para a emancipação social e superação das vulnerabilidades é parte desse mesmo caminho desafiador que cada um tem diante de si. Por isso, comecemos, já, a fazer essa caminhada, de preferência partindo do chão do nosso próprio território, da nossa própria comunidade!

Para mudar e transformar é preciso conhecer.

Texto com informações de Vânia Rodrigues, Educadora Social, e Françoise Brito, Assistente Social.

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.