Publicado em: 08/08/2022
Projeto Vida promove atividades de responsabilidade ambiental
Foram realizados jogos e brincadeiras que promoveram descontração e socialização, além de reflexões voltadas para a sustentabilidade ambiental

O mês de julho foi repleto de diversão e aprendizado no projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião. Foram realizados jogos e brincadeiras que promoveram descontração e socialização, além de reflexões voltadas para a sustentabilidade ambiental, mediante atividades artísticas voltadas para a redução do consumo e a valorização da natureza. 

Os meses de janeiro e julho são sempre muito esperados pelos beneficiados. Afinal, devido ao período de férias escolares, muitos não têm opção de lazer e ocupação. Assim, as atividades proporcionadas pela unidade socioassistencial significam uma oportunidade de diversão nesse período. Por isso, as atividades são pensadas para promover alegria e entretenimento. Concomitante com as atividades recreativas, foram desenvolvidas outras voltadas para reflexões sobre a valorização da natureza e os cuidados com a nossa casa Comum.

 Na primeira semana foi desenvolvida uma atividade voltada para a importância da redução do desperdício e consumo de materiais danosos ao meio ambiente e, para isso, realizou-se a construção de uma arte por meio de elementos da natureza. O objetivo foi vincular um novo sentido a alguns itens que são considerados como descartáveis (como folhas e galhos caídos, flores e pedras) e observar como utilizar materiais simples e não estruturados para aprender de modo divertido e sustentável.

 Na segunda semana a diversão ocorreu por meio de jogos e brincadeiras como futebol, peteca e queimada. Na terceira semana realizou-se uma atividade artística utilizando pedaços de troncos de uma árvore da instituição que caiu, devido a ventos fortes, e foi cortada visando o reaproveitamento. Utilizando-se de tinta guache, os beneficiados fizeram diferentes pinturas nas madeiras. 

 Na quarta semana houve mais brincadeiras e jogos, como jogos de tabuleiro, vôlei e queimada maluca. Na última semana, devido ao início das obras de reforma da estrutura física da unidade, as atividades ocorreram de forma virtual. Foram realizadas atividades de reflexão sobre a importância da reciclagem por meio de uma atividade voltada para o conhecimento das lixeiras seletivas e também uma gincana com tarefas voltadas para a valorização do reaproveitamento, reutilização e redução do consumo.

 Os beneficiados se envolveram muito com as atividades realizadas e também ficaram muito felizes com o início da obra de reforma da unidade. Alguns verbalizaram que estão ansiosos pelo retorno presencial na unidade socioassistencial de “cara nova”.

 Acredita-se que a temática ambiental deve perpassar por todas as ações desenvolvidas, dessa forma, a unidade socioassistencial estará sempre buscando incentivar a responsabilidade ambiental.

Créditos: Vânia Rodrigues, educadora social e Françoise Brito, assistente social.



Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.