Publicado em: 01/10/2021
Projeto Vida realiza atividade de incentivo à participação cidadã
Atividade ressaltou a importância dos documentos pessoais e dos direitos civis entre as crianças e adolescentes

Visando oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, além de estimular o desenvolvimento do protagonismo dos usuários, o  Projeto  Vida Pe. Gailhac de São Sebastião realizou uma atividade sociopedagógica que ressaltou a importância dos documentos pessoais e dos direitos civis entre as crianças e adolescentes.

A atividade foi desenvolvida por meio de dinâmicas de preenchimento de Certidão de Nascimento e RG fictícios. Foi realizado, ainda, um debate virtual e construção de um folder, que também foi entregue às famílias. O folder abordava a importância de documentos como: Certidão de Nascimento, CPF, RG, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor. Ademais, o informativo trazia, ainda, orientações sobre onde tirar os documentos no DF e o que é necessário apresentar para a aquisição deles. 

Além de motivar a participação cidadã, por meio do conhecimento dos direitos relacionados aos documentos pessoais, a atividade visou contribuir também para incentivar as crianças e adolescentes a terem seus documentos pessoais completos. Na mesma linha do despertar à participação na sociedade, houve o debate sobre a importância do posicionamento de forma crítica e consciente sobre as escolhas políticas, visando mudanças positivas para a sociedade. Para tanto, ressaltou-se que o exercício desse direito, de escolher seus representantes, pode ser usufruído já a partir dos 16 anos, idade inicial para a aquisição do Título de Eleitor.

A atividade contou também com a participação das famílias, as quais apresentaram às crianças seus documentos originais e, com base nesses, auxiliaram com o preenchimento dos documentos fictícios. Dessa maneira, nos encontros virtuais, houve muito envolvimento das crianças e adolescentes que relataram ter aprendido muito sobre seus direitos e gostaram, sobretudo, de realizar o preenchimento da Carteira de Identidade, com suas digitais, e de desenhar suas fotos. Assim, foi um importante momento para vivenciarmos o sentido de sermos verdadeiros cidadãos. 










Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.