Publicado em: 24/05/2022
PVPG celebra mês das Mães
Atividades reforçaram a importância da proteção às crianças e adolescentes

O mês de maio é um marco muito importante para o Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião - DF, pois é celebrado o Dia das Mães além do Dia 18 de Maio, data de conscientização e mobilização de toda a sociedade para proteger e defender crianças e adolescentes contra as violências domésticas e, principalmente, as violências sexuais.

O Dia das Mães foi celebrado por meio de uma atividade sociopedagógica seguida pela entrega de lembrancinhas. Já o 18 de maio foi lembrado com  a realização de palestra sobre a temática, atividades sociopedagógicas, debates em encontros virtuais e a construção de painel focalizando o assunto.

Foi realizada, ainda, no dia 11 de maio, uma palestra do Conselho Tutelar de São Sebastião na unidade socioassistencial sobre o tema “A prevenção das violências sexuais contra crianças e adolescentes”. O evento ocorreu em dois turnos, com a participação das famílias atendidas pela instituição. No turno matutino participaram os conselheiros Alessandro Medeiros e Norma Matos e no vespertino, o conselheiro Pedro Ailton Mendes. 

Os conselheiros ressaltaram muito sobre a importância do diálogo entre pais e filhos e a necessidade de todos estarem atentos para perceber os sinais que os filhos podem apresentar, indicando que algo não está bem. Reforçaram ainda sobre a relevância de pedir ajuda em caso de qualquer necessidade para que crianças e adolescentes tenham os seus direitos garantidos.

No final da palestra houve uma homenagem especial para as mães com a entrega de uma lembrancinha (um baú de E.V.A.) preparada pela educadora social da unidade, Maria Joseline. Dentro do baú havia uma homenagem escrita pelos próprios filhos em atividade sociopedagógica e também alguns chocolates doados por parceiros da sociedade civil. Também foi realizada a leitura de uma mensagem.

A data 18 de Maio, para além da palestra, também foi recordada com a construção da 8° edição da cartilha que aborda as principais violências praticadas contra a população infantojuvenil, além de trazer os canais de denúncia. Houve, ainda, construção de painel e de moldura para fotos.

Como cita o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 4°, a proteção e defesa das crianças e adolescentes, “É dever da família, do Estado e da sociedade”. Nesse sentido, o Projeto Vida agradece a todas as famílias pelo envolvimento nas ações e ao Conselho Tutelar de São Sebastião pela parceria em defesa da garantia de direitos das crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto VIda.

 

Créditos: Vânia Rodrigues e Maria Joseline, educadoras sociais e Françoise Brito, assistente social.

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.