Publicado em: 28/06/2022
PVPG comemora aniversário da comunidade com homenagem a artista local
Atividades foram realizadas na unidade socioassistencial no dia 23 de junho

No dia 25 de junho a cidade de São Sebastião, que abriga o Projeto Vida Padre Gailhac em Brasília, comemorou 29 anos. Para celebrar o aniversário da comunidade, o Projeto preparou uma homenagem ao artista plástico Francisco Bastos da Costa, morador da cidade, popularmente conhecido como Chico Metamorfose. 

Para isso, apresentou-se a biografia do artista por meio de atividade pedagógica. Em sequência, o homenageado conduziu uma palestra, seguida de uma oficina de desenho. As atividades foram realizadas na unidade socioassistencial no dia 23 de junho. O artista iniciou a oficina contando um pouco sobre a sua trajetória de vida ligada à arte e como esta foi fundamental para a transformação positiva de sua vida.

Segundo ele, o artista não precisa ser desenhista, mas todo desenhista precisa ser artista. Em seguida, mostrou aos presentes como começar um desenho, e falou sobre a importância que têm o nome da obra e a assinatura do autor. Depois, informou aos participantes que um/a artista de cada turno iria ter a sua obra reproduzida por ele em uma tela. Pediu aos participantes que fechassem os olhos e imaginassem o que gostariam de desenhar. Logo após, os beneficiados iniciaram as construções.

Ao finalizar os trabalhos, Chico Metamorfose pediu que cada um escolhesse um título para sua obra e assinasse. Os trabalhos foram expostos e cada participante escolheu, dentre todas, suas duas obras favoritas. Assim, foram eleitas de forma democrática pelos participantes uma obra vencedora no turno matutino e outra no turno vespertino.

Algumas mães também participaram da oficina. A obra vencedora do turno matutino teve como tema “A Grande Árvore", fazendo referência a importância da preservação da natureza para manutenção da vida humana. A obra vencedora do turno vespertino explorou o tema “O Horizonte”, uma referência às possibilidades que temos para além do que enxergamos.

Segundo os depoimentos de alguns participantes, a oficina contribuiu para proporcionar maior conhecimento sobre arte. Destacaram ainda que foi fundamental para reforçar valores positivos e que se sentiram felizes em conhecer um artista da comunidade.

 

Histórico

São Sebastião é uma das cidades mais novas do Distrito Federal e, pouco a pouco, vem celebrando conquistas por vencer o estigma de cidade violenta, abrindo espaço para os movimentos culturais e os projetos sociais. Nesse sentido, a arte teve e tem um papel fundamental. 

Há alguns anos, havia muitas pichações em muros residenciais e em equipamentos públicos. Atualmente, devido ao trabalho de artistas como Chico Metamorfose, um dos pioneiros na comunidade, a cidade está alegre, colorida e quase não se vê pichação. A arte de Chico pode ser vista em toda parte, desde muros escolares até paradas de ônibus.

Vale lembrar que o artista é fundador e diretor-presidente do Instituto Metamorfose, onde desenvolve sua arte e, ao mesmo tempo, proporciona conhecimento e cidadania às crianças e adolescentes, promovendo, assim, a inclusão social. Questionado sobre os motivos que o inspiram a pintar, Chico Metamorfose revela: “tudo que eu vivi, o que vejo no cotidiano, o que eu penso, aquilo que eu acredito e até mesmo tudo aquilo que me indigna”.

Nossa gratidão ao artista pela parceria e por toda a contribuição para o sucesso da nossa cidade!

Créditos: Vânia Rodrigues e Maria Joseline, educadoras sociais.

 

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.