Publicado em: 01/06/2022
Retiro Jovem SCM é marcado pela conexão entre participantes
Retomada do evento que teve realização interrompida pela pandemia se destacou pela integração e comprometimento de participantes

Com a graça de Deus e o avanço das imunizações, o Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília está retomando as atividades de convivência tão tradicionais e significativas em seu currículo. Nos últimos dias 27 e 28 de maio foi realizado o tão esperado Retiro Jovem SCM. O encontro, destinado ao cultivo da espiritualidade e solidariedade dos estudantes, não acontecia desde 2019, por conta da pandemia.

O retiro teve como tema “Um encontro com Jesus”, inspirado no texto dos Discípulos de Emaús, que narra uma das primeiras aparições de Jesus após a ressurreição, logo após a sua crucificação e a descoberta do túmulo vazio. 

Realizado em um dos mais conhecidos espaços destinados a este tipo de evento da Capital, a Casa de Retiros Nova Betânia, contou com a participação de, ao todo, 38  estudantes, dentre alunos do 9º ano e do Ensino Médio, além de adolescentes assistidos pelo Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião.

Na opinião do responsável pelo evento, o Coordenador do SOR Hudson Rodrigues, o retiro foi muito produtivo e surpreendente em diversos aspectos. Dentre as atividades propostas esteve a realização de caminhadas, onde os participantes puderam sentir e se conectar com a natureza e a comunidade do local.

“Além da conexão com o meio e a comunidade, a atividade proporcionou, ainda, a conexão entre os próprios estudantes. Já no primeiro momento da caminhada foi possível observar a formação natural de grupos, iniciando laços que só viriam a se estreitar ainda mais durante os demais dias de Retiro.”, relatou Hudson.

Na avaliação do coordenador, o grande destaque do evento ficou por conta dos participantes, que realmente se entregaram à programação de peito aberto e souberam aproveitar muito bem todas as atividades propostas.

 

Participações

A programação contou, ainda, com presenças muito especiais. A irmã Rhanella Oliveira, que veio diretamente de Belo Horizonte apenas para o Encontro, abrilhantou o evento, como representante do CAEP. Ficou a cargo da irmã apresentar aos participantes o texto dos Discípulos de Emaús, que inspirou a temática do retiro. 

Após a leitura, os participantes foram convidados pela religiosa a refletir o que o texto traz para a vida de cada um, considerando a realidade dos dias de hoje, e de que formas ele tocou em cada coração.

O Retiro contou, ainda, com a participação dos representantes do Instituto Barba na Rua, instituição que leva - com a ajuda de doações - todo tipo de ajuda à população vulnerável do DF.  Durante a visita os estudantes conheceram um pouco mais sobre o projeto e da importância das ações solidárias na vida de pessoas menos favorecidas. Eles tiveram a oportunidade, também, de entregar pessoalmente aos representantes do projeto os donativos recolhidos na Campanha do Agasalho CSCM.

Por fim, mas não menos importante, os estudantes receberam a visita do Padre Rafael, pároco da Nossa Senhora da Saúde e grande parceiro do Colégio Sagrado em diversos projetos. Padre Rafael celebrou uma linda missa com exclusividade para os participantes, trazendo a Eucaristia como mais uma mensagem de esperança para os alunos.

“Certamente foram momentos muito abençoados. Ficou nítida a conexão dos participantes, o interesse na entrega e na partilha. Era algo que muitos jovens precisavam após tanto tempo de reclusão na pandemia, essa oportunidade de imersão em uma nova realidade. Felizmente pudemos proporcionar essa oportunidade, que foi vivida e sentida ao máximo pelos participantes”, pondera Hudson.

Além de contribuir com toda a programação com suas participações e contribuições, os estudantes também tiveram o papel de registrar os melhores momentos do Retiro. Os cliques, feitos por eles, ficaram incríveis. Clique aqui e confira a galeria!

 

 

 

 

 

 

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.