Publicado em: 22/06/2022
Tríduo: Ao Sagrado Coração de Maria
Dia 1 - Você está convidado para, nos próximos dias, vivenciar esse momento de espiritualidade. Acesse o Tríduo: Ao Sagrado Coração de Maria

Faz parte da nossa cultura religiosa vivenciar e experimentar, ao longo da nossa vida pelo menos uma vez, momentos de tríduo, que é uma dinâmica de uma sequência de três dias de vivência de orações e/ou celebrações, em devoção a um Santo. Neste momento, estamos sendo convidados a rezar, preparando os nossos corações para bem celebrar o Sagrado Coração de Maria. A nossa trilha de oração seguirá o seguinte percurso temático:

- No coração de Maria germina o fruto da vida: Jesus

- A busca pelo propósito de vida inspirado nas ações de Maria

- A alegria do encontro que se inspira no coração de Maria

 

Uma sugestão: separe um momento do seu dia para dedicar a essa ação, que poderá trazer bons frutos para a sua vida pessoal e mesmo coletiva.

 



1º dia

No coração de Maria germina o fruto da vida: Jesus

Vamos preparar nossas mentes e corações para rezar a vida que cultivamos na defesa da Justiça.

RezemosDeus de amor, fonte de sabedoria, por intercessão do Pe. Jean Gailhac, segundo a Tua vontade, concede-nos esta graça que Te pedimos confiantes: capacita-nos a acolher as inspirações do coração como caminho que conduz a Ti, para ser a alegria que anima quem anda triste, para ser acolhimento para quem possa vir a desanimar no caminho, para ser ponte de conexão entre todos que compartilham o mesmo espaço da aprendizagem. Te pedimos, capacita-nos, Senhor!

 

Inspiração e nutrição para a oração

Texto Sagrado:

“Toda árvore boa produz frutos bons e toda árvore má produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”. (Mateus 7,17-20)

Mensagem do Fundador

Diz-nos Pe. Gailhac: “minhas filhas [meus filhos, jovens e crianças], sabeis que a árvore é o que recebe das suas raízes, bem como a solidez do monumento depende do seu alicerce”.

Pistas para reflexão

Você já parou para pensar quais frutos tem compartilhado com as pessoas no dia a dia?

Esses dois fragmentos nos remetem a essa provocação: quais são os frutos da nossa fé? Como estamos cuidando deles?

Se o que dá sustentação a um edifício é o alicerce, quais são as bases e o alicerce da nossa vida?

REZEMOS - Oração: um pedido do coração

Dá-me, Senhor, um coração grande e acolhedor, capaz de identificar os bons frutos, presentes que a vida traz, pelas mãos de meus irmãos e irmãs, aberto o suficiente para reconhecer os dons de Tua graça, os gestos de tua ternura e a delicadeza do seu amor por nós.

Ajuda-me, Senhor, a tornar o meu coração sacramento de Teu amor. Que ele não se apequene e se aprisione na individualidade do meu ser, mas que se traduza como oferta de amor a Jesus, nosso irmão, que se colocou no caminho sendo solidário, educando e compartilhando sua sabedoria inquietante por onde passou.

Que o exemplo amoroso do Coração de Maria nos aqueça como o calor do sol aquece e derrete o gelo. E que, assim, possamos abrir os olhos para enxergar o Jesus escondido, que se revela no olhar dos irmãos e das irmãs que têm sede de acolhimento, cuidado, afeto, justiça e sabedoria.

Senhor, ilumina os nossos corações na luz da sabedoria que dá sabor à vida, para que possamos produzir bons frutos como manifestação do amor e da justiça, capaz transformar a nossa realidade e comunidade.

 

Amém!

 

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.