Publicado em: 22/04/2022
Turmas do 1º ano dão início às atividades do Projeto de Vida 2022
Programa objetiva trabalhar descobertas, valores, escolhas, perdas e também desafios
No CSCM de Brasília, a formação humana é uma construção, feita dia a dia. Para potencializar este trabalho, desenvolvemos ao longo de todo o ano letivo, com as turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Projeto de Vida. O programa tem por objetivo realizar junto aos estudantes o exercício constante de manter visível na linha do tempo de cada menino e menina as descobertas, valores, escolhas, perdas e também desafios, aumentando sua percepção, permitindo-lhes aprender com os próprios erros, projetando novos cenários de curto e médio prazo.
Pretendemos, ainda, que o estudante entenda que ter um projeto de vida não é uma camisa de força, que o prende e impede o livre-arbítrio e tolhe a liberdade, e sim, é “um roteiro aberto de autoaprendizagem, multidimensional, em contínua construção e revisão, que pode modificar-se, adaptar-se e transformar-se ao longo da nossa vida.” (MORAN, 2017).
Assim, no mês de abril, a coordenadora educacional do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Livia Melo, deu início às atividades do Projeto de Vida 2022 com as turmas do 1º ao 5º ano. Nesta primeira etapa foi trabalhado o tema Identidade/Relações.
Nas turmas do 1º ano a proposta foi discutir as questões:
-
Quem eu sou? (minha família, meus amigos, meu corpo…)
-
O que consigo fazer sozinho? O que consigo fazer com os outros?
-
Quais as minhas escolhas? Por que as faço? (Motivo das escolhas).
Para trabalhar as questões, a coordenadora leu com a turma o livro “A Zebrinha Preocupada”, de Luciana Reis. A obra ilustra de forma leve e divertida que mesmo aqueles que por alguma razão "diferem" do grupo em que convivem merecem todo o respeito. Na sequência, as crianças participaram de uma dinâmica, refletindo sobre as diferenças, e mostrando que cada um possui qualidades e que é importante no meio social que convive.
Foi realizada, ainda, a brincadeira do “amigo nada secreto”, onde cada um tirou o nome de um colega, do qual será responsável por “cuidar” durante todo o ano. Os exercícios de cuidado já iniciaram, com a confecção de um belo cartão para presentear o novo “amigo nada secreto”.