Publicado em: 05/10/2021
Vila Gailhac: CSCM de Brasília inaugura Minicidade
Projeto Minicidade foi o tema escolhido para a Mostra Científica e Cultural de 2021

O projeto Minicidade foi o tema escolhido para a Mostra Científica e Cultural de 2021. Assim, os trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos, desde o início do 2º semestre para, pouco a pouco, fazer surgir a pequena cidade, foram inaugurados no sábado, dia 2 de outubro. Durante a atividade, representantes das turmas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais e do Ensino Médio se revezaram para os ajustes finais nos espaços da Minicidade.

Nas presença dos grupos, a Coordenadora Geral, Nilva Zorzo, anunciou o resultado da votação para a escolha do nome do espaço. Batizada de Vila Gailhac, a Minicidade conta com ambientes que servirão como ambiente para a realização de práticas cotidianas, as quais permitirão a aplicação dos conceitos e dos conhecimentos compartilhados e construídos na sala de aula tradicional.

Durante a manhã de atividades, os estudantes se dividiram entre a confecção e fixação de placas e cartazes de identificação dos espaços, além de pintura e ambientação de alguns cantinhos especiais dos lugares. Com a ajuda dos colaboradores do CSCM, os educandos puderam, ainda, conceber e executar o projeto da placa de identificação da Minicidade. 
Dessa maneira, por enquanto, a Vila Gailhac conta com os seguintes espaços:

  • Banco: para exercícios e práticas de atividades financeiras;

  • Mercado/farmácia: para a prática da classificação dos diversos tipos de produtos em: alimentação, higiene e limpeza, experiência de compras, além de noções como gastos x possibilidades, produtos de necessidades básicas x supérfluos, e práticas de sistema monetário como soma, subtração, resultado e troco;

  • Planetário: para ensino e vivência de conceitos de astronomia, ciência e tecnologia;

  • Horta: para promover o contato dos estudantes com a terra, plantas e hortaliças, estreitando a relação com a natureza a fim de promover o aprendizado sobre alimentação e nutrição;

  • Mini zoológico;

  • Museu: reúne homenagens aos colaboradores mais antigos da Instituição, além de documentos e informações históricas levantadas com ajuda dos alunos.

  • Café: onde acontecerão exposições artísticas, saraus e momentos musicais. 

 

Em virtude dos protocolos de segurança contra a covid-19, a inauguração realizada no último sábado foi apenas simbólica. Haverão vários momentos inaugurais da Vila Gailhac ao longo das próximas semanas, para que todos os educandos possam participar.

 

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.