Publicado em: 05/10/2021
Vila Gailhac: CSCM de Brasília inaugura Minicidade
Projeto Minicidade foi o tema escolhido para a Mostra Científica e Cultural de 2021

O projeto Minicidade foi o tema escolhido para a Mostra Científica e Cultural de 2021. Assim, os trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos, desde o início do 2º semestre para, pouco a pouco, fazer surgir a pequena cidade, foram inaugurados no sábado, dia 2 de outubro. Durante a atividade, representantes das turmas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais e do Ensino Médio se revezaram para os ajustes finais nos espaços da Minicidade.
Nas presença dos grupos, a Coordenadora Geral, Nilva Zorzo, anunciou o resultado da votação para a escolha do nome do espaço. Batizada de Vila Gailhac, a Minicidade conta com ambientes que servirão como ambiente para a realização de práticas cotidianas, as quais permitirão a aplicação dos conceitos e dos conhecimentos compartilhados e construídos na sala de aula tradicional.
Durante a manhã de atividades, os estudantes se dividiram entre a confecção e fixação de placas e cartazes de identificação dos espaços, além de pintura e ambientação de alguns cantinhos especiais dos lugares. Com a ajuda dos colaboradores do CSCM, os educandos puderam, ainda, conceber e executar o projeto da placa de identificação da Minicidade.
Dessa maneira, por enquanto, a Vila Gailhac conta com os seguintes espaços:
-
Banco: para exercícios e práticas de atividades financeiras;
-
Mercado/farmácia: para a prática da classificação dos diversos tipos de produtos em: alimentação, higiene e limpeza, experiência de compras, além de noções como gastos x possibilidades, produtos de necessidades básicas x supérfluos, e práticas de sistema monetário como soma, subtração, resultado e troco;
-
Planetário: para ensino e vivência de conceitos de astronomia, ciência e tecnologia;
-
Horta: para promover o contato dos estudantes com a terra, plantas e hortaliças, estreitando a relação com a natureza a fim de promover o aprendizado sobre alimentação e nutrição;
-
Mini zoológico;
-
Museu: reúne homenagens aos colaboradores mais antigos da Instituição, além de documentos e informações históricas levantadas com ajuda dos alunos.
-
Café: onde acontecerão exposições artísticas, saraus e momentos musicais.
Em virtude dos protocolos de segurança contra a covid-19, a inauguração realizada no último sábado foi apenas simbólica. Haverão vários momentos inaugurais da Vila Gailhac ao longo das próximas semanas, para que todos os educandos possam participar.