Publicado em: 06/09/2022
Crianças do Projeto Vida e do CSCM se reúnem em atividade de convivência
Atividade busca promover integração proporcionando experiências de partilha, cultivo de sonhos e a valorização de novas amizades

No dia 03 de setembro, as crianças atendidas pelo Projeto Vida Padre Gailhac participaram das atividades do Projeto Convivendo, realizado no Colégio Sagrado Coração de Maria de Brasília. A temática foi desenvolvida por meio do filme Divertida Mente. Para além dos momentos reflexivos, os pequenos participaram também de atividades esportivas e de recreação conjunta.

 O Projeto Convivendo é uma iniciativa do Serviço de Orientação Religiosa de Brasília (SOR) em parceria com a unidade socioassistencial, que busca promover a integração entre as crianças atendidas pela Rede Sagrado de Brasília, proporcionando-lhes experiências de partilhas mútuas, cultivo de sonhos e a valorização de novas amizades. 

Nesta edição, os temas abordados foram as emoções e os sentimentos. A atividade iniciou-se com música e dinâmica de integração entre as crianças e, logo em seguida, foram direcionados para o Espaço Multicultural do colégio para assistirem ao filme. Após uma pausa para o lanche, os participantes foram divididos em grupos e alocados em salas, previamente preparadas, para debaterem sobre as emoções apresentadas no filme, como a raiva, tristeza, alegria, nojo e medo.

A pergunta norteadora para reflexão foi: como percebo as emoções e sentimentos em minha vida? Posteriormente, os participantes retornaram novamente ao salão do multicultural, onde puderam compartilhar suas reflexões. As atividades foram finalizadas com um momento recreativo com várias brincadeiras envolvendo todas as crianças.

 Para os beneficiados, as atividades foram significativas e contribuíram para promover a convivência e a socialização entre si e também com os alunos do colégio. Ainda de acordo com os atendidos, o encontro proporcionou aprendizagens sobre formas de lidar com as emoções e também auxiliou para o fortalecimento de vínculos com a instituição, pois alguns não conheciam o colégio mantenedor.

 

Créditos: Vânia Rodrigues, educadora social e Françoise Brito, assistente social.

 

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.