Publicado em: 12/09/2025
Fórum JPIC - Humanidades 2025
Entre os dias 8 e 11 de setembro, nossa comunidade educativa vivenciou momentos intensos e inspiradores na culminância do Projeto Humanidades 2025, que envolveu todos os segmentos de ensino, em torno de reflexões, pesquisas e debates sobre os grandes desafios do nosso tempo. O Projeto Humanidades integra uma proposta maior, em sintonia com o Fórum JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) e a COP 30 Sagrado, reafirmando o papel da educação como caminho para formar cidadãos conscientes, críticos, solidários e comprometidos com a construção de um mundo mais justo e sustentável.
Na Educação Infantil, os pequenos exploraram o tema Horta e Jardim, a partir do eixo motivador “Eu no mundo e o mundo em mim”, descobrindo, por meio de experiências práticas, a importância do cuidado com a natureza.
Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os estudantes desenvolveram trabalhos a partir dos temas: “E Deus viu que tudo era bom”, “Brincadeira é coisa séria”, “Povos originários”, “A importância das abelhas para a vida no planeta” e “Sustentabilidade alimentar”. A culminância contou com a presença das famílias, que puderam prestigiar as exposições e acompanhar de perto as descobertas e aprendizagens realizadas ao longo do ano.
Já no Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio, o destaque foi a etapa final do Fórum JPIC – Humanidades 2025. Após de meses de estudos, pesquisas e debates, os estudantes apresentaram propostas de soluções para diferentes problemáticas e organizaram suas resoluções em um único documento, que representará a voz crítica e consciente da nossa juventude: a “Carta do Sagrado Coração de Maria – Brasília para o Mundo”. Entre os temas debatidos estiveram as mudanças climáticas, preservação da biodiversidade, crise hídrica, povos originários, justiça social, cidades sustentáveis e o cuidado com a Casa Comum.
Um ponto especial em toda a culminância foi a presença da Ir. Rosinha e da Ir. Júlia, que, com seu testemunho e proximidade, fortaleceram o sentido dessa caminhada, inspirando nossos estudantes e famílias a assumirem o compromisso pela transformação da sociedade e pela preservação da vida.