Publicado em: 19/12/2022
Gazeta Digital - A obrigação de ser feliz
Nem todos são felizes e está tudo bem.

Por: Marianna Mendonça
Felicidade é um sentimento livre para todos sentirem. Não existem regras nem padrões a seguir para vivenciar a felicidade. Certas pessoas acreditam que a felicidade é um sentimento totalmente abstrato e proporcionado graças a alguma entidade divina. Já outras pessoas preferem crer que é algo mais concreto, concedido graças aos múltiplos sistemas do corpo humano, que liberam serotonina, dopamina, endorfina e ocitocina.
Nos últimos anos, quando somos perguntados se nos sentimos felizes, sentimo-nos obrigados a responder positivamente. Esse fato é muito triste, pois, além de sobrecarregar a saúde mental dos perguntados, cria mais obstáculos para se resolver essa problemática. Ninguém é feliz em todas as horas de todos os dias, e não deveria ser considerado um tabu a resposta “não” quando se trata dessa pergunta. Para se terem parâmetros da dificuldade de as pessoas se sentirem felizes, os diagnósticos de depressão no Brasil aumentaram 3,9% entre 2021 e 2022, segundo a CNN Brasil.
Um ótimo exemplo sobre essas questões é quando uma mulher dá à luz. Quando finalmente seu esperado filho nasce, esperam que a mãe esteja no ápice de sua felicidade, mesmo que ela esteja sentindo dores e desconfortos insuportáveis. A felicidade, para que seja leve e bela — justamente o que tem que ser —, precisa ser natural, fluida e verdadeira, é um sentimento que, independentemente da pessoa, é preciso sentir para a vida ter uma cor a mais.
Imagem: <https://conteudo.sesc-rs.com.br/vamos-falar-sobre-felicidade-existe-receita-para-ser-feliz/>.