Publicado em: 08/08/2024
Missão SCM 2024 - Intercâmbio Solidário
Voluntários vivenciaram programação pensada para fortalecer a vontade de mudança social e construir laços de solidariedade.

A edição 2024 da Missão SCM - Intercâmbio Solidário foi realizada entre os dias 31 de julho e 3 de agosto na unidade de Brasília. Embarcaram nesses 4 dias de experiência, estudantes, professores e colaboradores da Unidade, levando na bagagem o desejo de fazer a diferença na Comunidade de São Sebastião - sede do Projeto Vida Pe. Gailhac (PVPG).
Com o coração cheio de muito amor e coragem, inspirados por Jesus, Pe. Jean Gailhac e Guimarães Rosa, os missionários colocaram em prática uma programação cuidadosamente elaborada pela equipe da Escola em Pastoral. O objetivo era despertar nos jovens o desejo de mudança social e construir laços de solidariedade.
Início emocionante
O primeiro dia de atividades começou com uma missa emocionante e acolhedora na Paróquia Santo Afonso, em São Sebastião, seguida de uma roda de conversa para apresentações entre a equipe de trabalho, jovens do Colégio e do Projeto Vida. Além disso, houve um momento especial com a entrega das cartinhas escritas aos missionários pelas crianças e adolescentes do Projeto.
Criatividade e colaboração em ação
A programação do 2º dia foi ainda mais agitada. O desafio proposto ao grupo foi a criação de uma identidade visual para ser grafitada nos muros do PVPG. Após participarem de atividades na horta, oficinas de recreação, desenho, esporte e separação dos resíduos recicláveis, a equipe, motivada e organizada, colocou a mão na massa com a ajuda de um grafiteiro profissional convidado para a oficina. O dia foi finalizado com uma roda de conversa sobre os desafios das juventudes.
Dedicação
O terceiro dia exigiu amor forte e valente para impulsionar nossos missionários a continuar servindo. A equipe formada pelos adolescentes e jovens do CSCM e do Projeto Vida continuou a se dedicar às pessoas da comunidade. Em especial, participaram da rotina do PVPG, interagindo com as crianças e adolescentes por meio de brincadeiras e atividades enriquecedoras, como a acolhida com o tema “O que você traz na sua mala?”; Oficinas de Origami e de Movimento.
O ponto alto do dia foi a apresentação da Escola de Samba e a Oficina de Instrumentos ministrada pela Escola de Samba Unidos do Jardim Botânico. Os convidados especiais fizeram a festa junto aos missionários e demais presentes, com o objetivo de proporcionar a aproximação aos ritmos e melodias da cultura popular que fortalecem o espírito de comunidade.
Dando sequência à programação, os voluntários foram à Paróquia de Santo Afonso para ajudar na organização da festa do padroeiro e, à noite, retornaram para prestigiar o evento e apresentação da quadrilha.
Encerramento
No quarto e último dia de entrega ao voluntariado, nossa equipe missionária se dedicou para fechar com chave de ouro a programação das atividades especiais:
- Separação e entrega dos materiais: livros, brinquedos e guloseimas, fruto de uma força-tarefa que mobilizou a comunidade educativa para arrecadação das doações ao Projeto Vida, à Casa de Passagem Instituto Inclusão, ao Acompanhamento Tiradentes: Comunidade São Miguel e aos Refugiados Cáritas.
- Roda de conversa/avaliação da experiência: O que salvamos? O que deletamos da nossa Missão SCM Intercâmbio Solidário 2024?
Avaliação
Tudo o que foi vivido e experimentado nesses quatro dias de Missão foi fruto do encontro do propósito dos adolescentes, jovens e adultos em viver a solidariedade. Olhando o caminho feito nesses dias, é gratificante ver o movimento das pessoas dispostas e envolvidas em ações de voluntariado. Conforme o relato da própria equipe: “A missão é um testemunho vivo de que servir é um ato de amor que nos fortalece e nos une.
Confira alguns depoimentos de participantes:
“Ajudar o próximo é algo que aquece o coração, e é a possibilidade de sairmos da nossa zona de conforto, o que nos faz mais humanos”;
“Essa experiência marcou a minha vida, me fez enxergar o mundo sob outra perspectiva”;
“O trabalho em equipe é gratificante, aquece a vida”;
“Nessa experiência entendemos melhor o propósito e o objetivo de estarmos vivos”;
“A missão é uma experiência única, voltarei para casa diferente, pois a descoberta da coletividade dá outro sentido à vida”;
“Foi muito importante estar aqui, é bom sentir-se pertencente e ajudando”;
“Foi muito bom! Fomos alfabetizados na alegria de poder agradecer o que temos”;
“A experiência da Missão foi importante, intensa, inspiradora e produtiva: foi satisfatório contemplar o grafite dos muros do Projeto”.
Um legado de amor e esperança
Como reflexão final sobre essa jornada, salientamos a magnitude de ver as duas gerações unidas, adolescentes/juventude e adultos, engajados nas missões de voluntariado. Em ocasiões como esta, eles não apenas transformam a realidade ao seu redor, mas também crescem como indivíduos, desenvolvendo empatia, responsabilidade e um profundo sentido de comunidade.
A missão é um testemunho vivo de que servir é um ato de amor que nos fortalece e nos une. Vamos continuar juntos, levando esperança e alegria a cada canto que passamos!