Publicado em: 13/04/2023
Mostra maker: trabalhos dão show de criatividade e inovação
Alunos criaram equipamentos sustentáveis de acessibilidade no âmbito do Projeto “Aprender e transformar: empreendedorismo em movimento”
O CSCM de Brasília fervilhou de inovação na quarta-feira (13) com a culminância do Projeto “Aprender e transformar: empreendedorismo em movimento", que trabalhou neste trimestre a Cultura Maker com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental - Anos finais.
A Mostra Maker reuniu o produto final dos projetos dos estudantes: equipamentos sustentáveis para auxiliar na questão da acessibilidade, em casa, na escola, no trabalho, no transporte, na moda ou no lazer. De irrigação para jardins, automação para snacks, passando por soluções para deficientes visuais e rotina de beleza, os trabalhos deram um show de criatividade e inovação.
As equipes apresentaram os protótipos com demonstração de funcionamento aos colegas do 5º ano e à equipe pedagógica. O alto nível dos projetos surpreendeu a todos.
O Projeto
O objetivo do projeto, que compreende temáticas diferentes a cada trimestre, é proporcionar um espaço multidisciplinar para os estudantes trabalharem todas as áreas do conhecimento, ampliando suas habilidades e suas competências. Para tanto, eles foram apresentados à Cultura Maker e seus conceitos, e levados a refletir que, com criatividade, planejamento e conhecimento, é possível transformar objetos e conceitos, atribuindo a eles novas funcionalidades surpreendentes.
Cada aluno pôde escolher a vertente de sua preferência para atuar. E, reunidos em sala de aula, já deram início a troca de ideias e planejamentos dos projetos. Na culminância do projeto, os produtos finais participarão de uma exposição e também de uma competição entre as séries envolvidas, em que serão analisados critérios como: custo x benefício, propaganda, funcionalidade etc.
A Cultura Maker
A cultura maker é o conjunto de comportamentos e ferramentas que possibilita que qualquer indivíduo possa desenvolver seus próprios produtos, utilizando o DIY e ferramentas adequadas. Devido ao seu alto impacto, muitos estudiosos consideram como uma filosofia.
É muito comum que essa tendência seja vinculada a ferramentas ultra tecnológicas, como impressoras 3D, por exemplo. Mas, na realidade, a cultura maker independe da tecnologia. Muitos espaços colaborativos, que denominamos Makerplaces ou Fablabs, possuem ferramentas comuns, como serrotes, lixadeiras, furadeiras etc.
O objetivo principal da cultura maker é permitir e, principalmente, incentivar o “faça você mesmo”. Possibilitando o desenvolvimento de uma sociedade muito mais independente, criativa e pró-ativa. Podemos dizer, portanto, que o objetivo da cultura maker é o de “colocar a mão na massa” e não esperar que outros façam o que precisamos.
*Texto com informações do site www.educadordofuturo.com.br